Hospital Santo Amaro realiza mutirão de saúde

Hospital Santo Amaro realiza mutirão de saúde

Na manhã deste sábado (18), 11 pacientes foram atendidos em mais um mutirão de cirurgias para retirada de hérnia no Hospital Santo Amaro (HSA), unidade mantida pela Santa Casa Recife. Ao todo, foram 13 procedimentos realizados, com sucesso.

A ação envolveu diversos profissionais, como médicos, enfermeiros, técnicos, maqueiros, instrumentadores cirúrgicos, anestesistas, farmacêuticos, além de médicos residentes em Cirurgia Geral, sob supervisão do dr. Pedro Gonzaga.

De complexidade moderada, a hernioplastia dura cerca de 1h30 e, após a operação, os pacientes ficam internados por um dia, em observação. Depois da alta, retornam ao HSA para que sejam reavaliados pelo médico.

SOBRE A DOENÇA: A hérnia pode ter diversas causas e é caracterizada por uma fraqueza muscular que pode evoluir com o risco de uma obstrução. Aumento da próstata, obesidade ou gestação são alguns dos fatores que podem levar a esse problema, por exemplo. Os sintomas incluem inchaço, dor, mas algumas pessoas podem não apresentar sintomas.

Os 11 pacientes que participaram do mutirão de hérnia foram encaminhados ao HSA pela central de regulação do município do Recife. Para receber atendimento em nosso hospital, que é 100% SUS, o cidadão deve procurar o posto de saúde mais próximo para pegar o seu encaminhamento.