Carregando
Dose de esperança: abrigos mantidos pela Santa Casa recebem vacinas contra a Covid-19
21 Jan

Dose de esperança: abrigos mantidos pela Santa Casa recebem vacinas contra a Covid-19

Compartilhe esse artigo

Nesta terça (19) e quarta-feira (20), foram dias históricos para duas unidades mantidas pela Santa Casa de Misericórdia do Recife. As duas instituições de longa permanência que acolhem idosos em situação de vulnerabilidade receberam as primeiras doses da vacina Coronavac, distribuídas pelo SUS. Cerca de 80 idosos foram vacinados, além dos profissionais de saúde e de apoio que atuam nestes locais. Depois de quase um ano cheio de dificuldades e preocupações com a pandemia, a esperança tomou conta dos abrigos e despertou sorrisos entre os moradores e colaboradores.

No Centro Geriátrico Padre Venâncio, no bairro da Várzea, Recife, as vacinas chegaram logo cedo no dia 19 de janeiro. Dona Ana Izabel, idosa centenária do abrigo, foi a primeira a receber o imunizante e era só alegria. A chegada da vacina trouxe alívio para os colaboradores na linha de frente, que tanto vêm batalhando, desde o início da pandemia. “Senti ansiedade, medo, angústia, até crise de pânico cheguei a ter”, conta a auxiliar administrativa Vilma Anunciação, que trabalha na Santa Casa Recife há 22 anos. “Hoje o meu sentimento é um só: de alegria! Gratidão a Deus, por ter chegado nesse momento sem contrair o vírus”, comemora.

Localizado em Palmares, na Mata Sul do estado, o Abrigo São Francisco de Assis também já teve todos os idosos vacinados. Antônio Juvino, morador antigo da unidade, foi o pioneiro. “Tomei a vacina e estou feliz, estou muito bem”, disse, segurando a emoção. Já os colaboradores não conseguiram segurar as lágrimas e a ansiedade por dias mais tranquilos. “Todos os nossos idosos e funcionários foram imunizados. Estamos todos muito emocionados, com o sentimento de gratidão. A esperança se renova”, afirmou a gestora da unidade, Elisângela Maria.

Agora, as unidades aguardarão as orientações dos órgãos competentes sobre os próximos passos. A técnica de Enfermagem Mariângela Maria, do Abrigo São Francisco, resumiu o desejo de todos os vacinados neste momento: “Que venha a segunda dose!”.