AOR anuncia mudanças na alta gestão da Santa Casa de Misericórdia do Recife
26 Nov

AOR anuncia mudanças na alta gestão da Santa Casa de Misericórdia do Recife

“O nome da Santa Casa foi muito bem inspirado e nos leva a fazer uma analogia. Quando duas pessoas se casam, o motivo principal é um fazer o outro feliz. No convívio do lar, vai haver dificuldades, renúncias, superações diárias. Aqui nesta Casa é a mesma coisa. É uma obra em que buscamos fazer as pessoas felizes e quem nos une é Deus, assim como na união de um casal”. Com essas palavras, o Diácono Antão Marcelo recebeu os líderes da Santa Casa de Misericórdia do Recife, na capela do Hospital Santo Amaro (HSA), na manhã desta segunda-feira (22), para o anúncio de mudanças na gestão da entidade. O arcebispo metropolitano Dom Fernando Saburido, que é presidente da Santa Casa, conduziu a reunião ao lado de membros do Conselho Econômico da Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR).

A principal mudança foi a saída do superintendente geral Amaro Lins, que pediu dispensa do cargo na última sexta-feira (19), por motivos particulares. Amaro, que se despede após dois anos na função, surpreendeu a todos com a renúncia. “Foi uma surpresa. Professor Amaro é muito querido, respeitado e fez um maravilhoso trabalho à frente da Santa Casa”, disse Dom Fernando, acrescentando que o ritmo de trabalho exigiu bastante do professor, que é aposentado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde atuou como reitor por oito anos. Na reunião, o arcebispo leu uma carta escrita por Amaro Lins, em que ele registra a gratidão à AOR pela confiança, deseja sucesso aos novos gestores e demonstra carinho aos colaboradores que fazem a Santa Casa.

Diante da renúncia de Amaro Lins, a AOR decidiu que, nesta fase de transição, parte do Conselho Econômico passa a administrar a Santa Casa de Misericórdia, tendo como principal figura o médico Dr. Genildo Machado Lira, ex-diretor geral da Fundação Manoel da Silva Almeida e do Hospital Regional de Palmares. “Ele assume interinamente o cargo, até que possamos definir uma direção. Desejamos sabedoria e força para Dr. Genildo na condução da Santa Casa”, pontuou Dom Fernando. Os demais integrantes do Comitê Assessor são o Profº. Joaquim Osório Liberalquino, Dr. Djalmo Leão e Diácono Antão Marcelo, que vão dar todo o suporte necessário neste período de reestruturação da entidade.

Após a reunião na capela, Dr. Genildo já iniciou suas atividades presencialmente no Administrativo Central da Santa Casa, onde informou aos colaboradores sobre as demais transformações que seriam realizadas na alta gestão. Lyssa Maia deixa a Gerência de Projetos Municipais para assumir a Diretoria Administrativa. Também toma posse o Dr. Cléber Pinto dos Santos, como novo Controlador Geral da Santa Casa. “Agradeço a Dom Fernando a confiança depositada em mim. Vamos fazer um trabalho conjunto para readequar a instituição às diretrizes do Conselho Econômico e melhorar suas condições junto à sociedade e aos colaboradores, que são patrimônio desta casa por excelência”, declarou o superintendente interino.

Confira algumas fotos: