Hospital Santo Amaro completa 153 anos e pede ajuda para se manter
24 Mar

Hospital Santo Amaro completa 153 anos e pede ajuda para se manter

O Hospital Santo Amaro (HSA) completa neste sábado (25/03) 153 anos de fundação e pede ajuda da sociedade para manter o atendimento à população pernambucana. A unidade sem fins lucrativos vem enfrentando dificuldades financeiras e busca arrecadar fundos para seguir beneficiando seus pacientes, que são encaminhados do Sistema Único de Saúde (SUS). Mantido pela Santa Casa de Misericórdia, o HSA é uma das principais retaguardas da rede pública e administra projetos na área de Saúde em cogestão com as prefeituras das cidades do Recife e Jaboatão dos Guararapes.

“É um momento delicado para o nosso hospital e nossos esforços estão voltados à manutenção dos serviços, que são fundamentais para pacientes de todo o Estado de Pernambuco”, conta o diretor financeiro Pedro Lopes. Por ano, cerca de 500 mil pacientes passam pela unidade. “O HSA é um patrimônio de todos nós, vem fazendo história e salvando vidas desde 1870. Hoje, somos nós que pedimos socorro, ou muitos serviços podem precisar ser descontinuados, infelizmente”, lamenta Pedro. As doações podem ser feitas pelo Pix 10.869.782/0004-04 e mais informações podem ser obtidas pelo site santacasarecife.org.br/doacoes, pelo e-mail querodoar@santacasarecife.org ou pelo Whatsapp: (81) 9 8204-4874.

História - A história do Hospital Santo Amaro começou numa enfermaria chamada "Asilo de Mendicidade", localizada dentro do extinto Hospital Pedro II, onde eram acolhidos idosos e pessoas que viviam nas ruas do Recife. No dia 25 de março de 1870, o HSA é inaugurado em um novo prédio, em plena Avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro —  onde está localizado até os dias de hoje. Com arquitetura em estilo neoclássico, o prédio foi projetado pelo engenheiro José Tibúrcio Pereira Magalhães, e chama a atenção de quem passa pela região central da cidade.

Ao longo dos anos, o HSA foi passando por reformas e várias adaptações, iniciando a diversificação de suas atividades. Hoje, a unidade funciona como Hospital Geral e mantém o caráter assistencial, atendendo exclusivamente pacientes do SUS. Embora não tenha atendimento de urgência e emergência, o hospital dispõe de 131 leitos (especialidades clínicas, cirúrgicas e UTI), que são controlados pelas centrais de regulação de leitos do Estado e do Município.

Por meio de convênio com a Prefeitura do Recife, o HSA gerencia projetos que têm grande relevância no atendimento da população mais vulnerável, a exemplo do Serviço de atendimento Domiciliar (SAD), Residências Terapêuticas (RTs) e Unidades de Acolhimento (UAs). Com base cristã e humanitária, o hospital conta com a participação ativa das irmãs da Congregação Filhas de Sant’Ana, que prestam assistência religiosa aos enfermos.

QR CODE PARA DOAÇÕES:
Quer fazer uma doação de qualquer quantia para ajudar na manutenção do HSA? Abra o app do seu banco e aponte a câmera para o QR Code abaixo.