Carregando
Educandário Santa Tereza oferece curso gratuito de artesanato para mulheres em Olinda
26 Ago

Educandário Santa Tereza oferece curso gratuito de artesanato para mulheres em Olinda

Compartilhe esse artigo

O Educandário Santa Tereza – mantido pela Santa Casa de Misericórdia do Recife e dirigido pelas Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus –, começa a oferecer, a partir desta segunda-feira (26/08), um curso gratuito de artesanato para mulheres que moram no entorno da instituição, localizada em Olinda. As aulas ensinam confecção e customização de tiaras, bolsas e bijuterias, e são voltadas, prioritariamente, para as mães, avós e familiares das alunas assistidas pelo educandário. As vagas, porém, também são abertas para outras moradoras das comunidades do V8, V9, Ilha do Maruim e Ponte Preta.

O principal objetivo é resgatar e capacitar essas mulheres, sobretudo as que vivem em situação de vulnerabilidade social. Iraci Maria Pereira é uma das alunas que procurou a oficina para aprender a criar artesanato e incrementar a renda da família. “Estou fazendo para vender, ajudar em casa, porque o negócio está meio apertado. Recebo pensão do marido e meu filho está desempregado. Aí tem que dar um jeito”, conta. Josefa Severina também pensa em vender as peças confeccionadas no curso: “Ter uma rendinha extra. Comprar pão, alguma coisa que falte, né?”.

Para algumas, a oficina também é uma oportunidade de aprender algo novo e se distrair. “Eu sou viúva, aí a gente fica muito a pensar, né? Aí aqui a gente encontra as amigas, que nasceram e se criaram aqui na Ilha do Maruim, então eu estou gostando muito”, afirma Urbanete Marques. Quem também se inscreveu com esse intuito foi Rúbia Antônia de Araújo: “Estou gostando muito, mas é mais para ocupar a mente”.

Já Marilene Ferreira, moradora da Ilha do Maruim e ex-aluna do Santa Tereza, acredita que essa iniciativa ajuda, também, na autoestima e desenvolvimento das mulheres. “Todos os cursos que fazem aqui eu sempre me encaixo. Para atualizar a vida, né? Vai chegando uma certa idade, a gente não pode ficar parada”, diz. O educandário, para ela, sempre foi lugar de aprendizado: “Eu estudei muitos anos aqui. Eu tenho isso aqui como minha casa, eu amo o Santa Tereza”. 

O curso acontece às segundas-feiras, 8h às 11h, até o final do ano. As vagas são limitadas e, para participar, é preciso realizar a inscrição na secretaria do educandário (Av. Olinda, nº 750, Santa Tereza, Olinda). A oficina é uma parceria da Santa Casa de Misericórdia do Recife com o Instituto Humanitas (IHU), da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Texto: Gabriela Santos – Comunicação Santa Casa Recife
Fotos: Arquivo Educandário Santa Tereza