Carregando
Santa Casa Recife realiza 1º Encontro Estadual de Educadores
28 Jun

Santa Casa Recife realiza 1º Encontro Estadual de Educadores

Compartilhe esse artigo

Profissionais das seis unidades de Educação mantidas pela Santa Casa de Misericórdia do Recife participaram, nesta quarta e quinta-feira (26 e 27 de junho), do 1º Encontro Estadual de Educadores, promovido pela Gerência de Desenvolvimento Institucional da Santa Casa Recife. Com palestras, dinâmicas e oficinas, a capacitação teve como objetivo unificar processos pedagógicos, além de integrar e motivar as equipes que trabalham no atendimento às crianças e às pessoas com deficiência visual.

Marcaram presença no evento representantes do Colégio Santa Luísa de Marillac e do Educandário São Joaquim (que oferecem Educação Regular); dos educandários Casa da Providência, Santa Tereza e Magalhães Bastos (Educação Complementar); e do Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz (IAPQ, com Educação Inclusiva). O local escolhido para o primeiro encontro foi o auditório da Casa da Providência, que ficou responsável pela acolhida das demais unidades. “É uma honra receber esse Encontro. Foi um momento de muita união e troca de experiências entre todo o time de educadores da Santa Casa”, contou Aiza Dantas, diretora da Casa da Providência.

De acordo com a gestora de Desenvolvimento Institucional da Santa Casa Recife, Sandra Sonoda, toda a programação foi definida em conjunto com um grupo multidisciplinar, com a representatividade de pessoas ligadas às instituições de educação e assistência: professores, educadores, instrutores, psicólogas e assistentes sociais. “Durante as reuniões, por meio da escuta coletiva, fizemos um diagnóstico que nos direcionou ao que precisávamos abordar no encontro”, explicou.

O primeiro dia de evento foi focado em desenvolver o lado comportamental dos participantes. Para isso, um dos convidados foi o coach Allan Zeek, que ministrou o painel “Mentalidade de Crescimento: construa seus resultados”, trazendo dicas de como é possível explorar os potenciais pessoais de cada um. Outro destaque do dia foi a Oficina de Afetividade, ministrada por Márcia Reis, cujo intuito é desenvolver estratégias para fortalecer relações saudáveis tanto entre eles, quanto entre as crianças beneficiadas pelas unidades. A programação debateu, ainda, o papel do educador social, trazendo como exemplo a vivência das Unidades de Acolhimento.

Já no segundo dia, os participantes tiveram contato com assuntos mais técnicos, que podem ser desempenhados no dia a dia educacional. O universo lúdico foi explorado durante a oficina de contação de estórias, apresentada por Gilvânia Sobrinho, que é pedagoga especialista em Educação Inclusiva e Gestão Pedagógica Psicomotricista. “Para ter o desejo de contar histórias é preciso, primeiro, viver o sentimento que existem nas histórias”, disse. Para sensibilizar os participantes, Gilvânia, que é ex-educadora do Colégio Santa Luísa de Marillac, trouxe elementos da infância deles, como fotografias antigas e objetos. Os materiais montessorianos também foram trabalhados em outra oficina, comandada por Regina Bandeira e Carla Correia, da Escola Bem-me-quer.

Dois momentos foram dedicados à Educação Inclusiva, tema de interesse em todas as unidades da Santa Casa. A oficina de Autismo e TDAH foi conduzida pela psicopedagoga Tamires Queiroz, que deu orientações de como lidar com crianças que possuem algum tipo de transtorno psicológico. A experiência no atendimento aos deficientes visuais foi demonstrada na palestra de Vitória Damasceno e Adryana Calheiros, que trabalham no IAPQ. Vitória trouxe sua vivência pessoal para contribuir para o encontro.

Para Gilvan Lucas, que atua como professor de música do IAPQ, o Encontro foi importante para estreitar laços e conhecer outras áreas. “Gostei muito dessa capacitação. A gente precisa ter várias ferramentas para nos ajudar no processo de aprendizado. Uma das partes que mais gostei foi a contação de histórias e também as oficinas de inclusão, que vão contribuir muito para a minha rotina como professor”, disse.

A gerente de Educação e Assistência Social da Santa Casa Recife, Esmeralda Moura, comemora o sucesso do evento e afirma que esse foi o pontapé para outros encontros. “O nosso intuito é preparar, cada vez mais, os corpos docente e diretivo das nossas unidades educacionais, para gerar melhores resultados no aprendizado e trazer mais benefícios para as nossas crianças, pois elas são o futuro”, concluiu.

Confira algumas fotos do Encontro:

Texto: Comunicação – Santa Casa de Misericórdia do Recife
Fotos: Cedidas pelas unidades