Carregando
Instituto de Cegos Antonio Pessôa de Queiroz

Instituto de Cegos Antonio Pessôa de Queiroz

O Instituto Antonio Pessôa de Queiroz (IAPQ) foi fundado em 12 de março de 1909 e leva o nome de seu fundador, Antonio Pessôa de Queiroz – que perdeu a visão aos três anos de idade, manuseando fogos de artifício, e mais tarde se tornou um dos introdutores do sistema Braille no Brasil. Ao fundar o IAPQ, Antonio Pessôa cria o primeiro instituto voltado para cegos da Região Nordeste e o segundo do País. 

O IAPQ funcionava inicialmente na Rua da Glória, no bairro do Recife, até o ano de 1927. Em 14 de julho de 1935, a unidade teve que migrar para o bairro das Graças, devido à imensa procura pelos serviços. A partir de 1935, a Santa Casa de Misericórdia do Recife assumiu a manutenção e administração da entidade, o que ocorre até os dias de atuais. Na administração das atividades pedagógicas, a Santa Casa conta com o apoio, desde 1990, da congregação religiosa Filhas de Santana.

O IAPQ atende pessoas de todas as idades com deficiência visual apresentando acuidade visual zero ou baixa visão. Do número total de usuários atendidos se destaca o grande percentual de pessoas do sexo masculino, desempregados, que sobrevivem do Benefício de Prestação Continuada – BPC. Os alunos são provenientes da Região Metropolitana do Recife e de vários municípios do estado de Pernambuco, além de estados vizinhos.

O IAPQ possui como missão proporcionar autonomia às pessoas com deficiência visual atendidas através da profissionalização, da reabilitação e do apoio psicossocial.

Atividades:

  • Braille
  • Escrita Cursiva
  • Sorobã
  • Orientação e Mobilidade (OM)
  • Atividades da Vida Autônoma (AVA)
  • Música e dança
  • Informática
  • Serviço Social
  • Atendimento psicossocial
  • Atendimento odontológico


SERVIÇOS - IAQP

MASSOTERAPIA: Projeto Suaves Mãos

Abrir as portas do mercado de trabalho para a pessoa com deficiência visual. Foi com esse objetivo que o Instituto de Cegos Antonio Pessôa de Queiroz (IAPQ) firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para formação de massoterapeutas, originando o projeto “Suaves Mãos”.

A iniciativa tem proporcionado uma realidade bem diferente para as pessoas com deficiência visual, já que sofrem com a falta de oportunidades no mercado de trabalho. É o caso de Adriano de Oliveira, ex-aluno do IAPQ e que agora atua como massoterapeuta profissional. “Em 2012 me profissionalizei graças ao apoio do IAPQ. Antes eu não tinha emprego, mas agora atendo aqui no Instituto, como funcionário, e em domicílio de forma particular. Hoje tenho a minha própria renda”, comemora.

O serviço do Suaves Mãos é aberto ao público em geral. Os tipos de massagem oferecidos são reiki, shiatsu, relaxante, reflexologia podal e drenagem linfática. Toda a renda arrecadada com os atendimentos é revertida para o IAPQ.

A massagem funciona no IAPQ, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 17h. Também com atendimento domiciliar e em empresas. Mais informações sobre preços das massagens podem ser adquiridas pelo telefone 81 3231.0936.

Centro de Produção em Braille

O Instituto de Cegos Antonio Pessôa de Queiroz (IAPQ) também possui o serviço de gráfica Braille. A instituição possui três impressoras que fazem esse tipo de trabalho. A aquisição das máquinas foi feita a partir de um projeto enviado à cúria de Roma em meados de 2005. O maquinário, que é de porte industrial, custou R$ 99 mil. Os serviços são relativamente rápidos. “A capacidade das máquinas é muito boa. O valor da impressão e o tempo de entrega dependem da quantidade e do tipo do material solicitados”, ressalta a diretora Irmã Maria Gomes.

 

Dados Gerais


Gestora da Unidade: Irmã Ana Tereza Farias

CENTRO DE PRODUÇÃO BRAILLE

Dias e horários de funcionamento da gráfica: de segunda a sexta – das 8h às 17h
Pedidos: secretariaiapq@santacasarecife.org 

SERVIÇO DE MASSAGEM SUAVES MÃOS:
O projeto Suaves Mãos, realizado pelo Instituto de Cegos Antonio Pessôa de Queiroz (IAPQ), unidade da Santa Casa de Misericórdia do Recife, é um serviço de massoterapia que surgiu com o objetivo de contribuir com a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, além de proporcionar à população mais bem-estar e qualidade de vida. 


ASSISTA AO VÍDEO INSTITUCIONAL DO IAPQ: