Carregando
Ação conjunta da Santa Casa Recife e Ihene leva colaboradores para doar sangue
30 Nov

Ação conjunta da Santa Casa Recife e Ihene leva colaboradores para doar sangue

Compartilhe esse artigo

O mês de novembro no Hospital Santo Amaro (HSA) encerrou com uma boa ação coletiva. Em uma iniciativa conjunta entre a Santa Casa Recife e o Instituto de Hematologia do Nordeste (Ihene), 70 colaboradores se voluntariaram para doar sangue e salvar vidas. A ação aconteceu nesta terça (30) e quarta-feira (1º), dentro das atividades do Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado em 25 de novembro. Além deles, outras pessoas marcaram presença, para tirar dúvidas, ganhar brindes e espalhar informação e afeto.

Uma das colaboradoras que se voluntariou foi a analista jurídica Thays Barbachan, que doou sangue pela primeira vez. "Foi uma experiência incrível. Em um mundo caótico e cheio de mazelas no qual vivemos, tem sido cada vez mais importante fazermos a nossa parte e procurarmos, de alguma forma, ajudar ao próximo, fazer a diferença na vida de alguém. É uma maneira de melhorarmos o mundo ao nosso redor", contou.

Já a auxiliar administrativa Isabella Bernardo, que é doadora "de carteirinha", também aproveitou o momento para fazer a sua parte. “Eu doo desde os meus 18 anos. Acho importante essa campanha, pois as pessoas têm doado menos nesse período. Estão vindo as festas de fim de ano, sempre acontecem acidentes, então precisamos abastecer os nossos bancos”, lembrou Isabella.

Para a coordenadora de Enfermagem, Rosselyne Moura, que esteve à frente da organização, a iniciativa foi um sucesso, pois reforçou nos colaboradores a necessidade e urgência de ajudar os hemocentros nesse período crítico de pandemia. Ela mesma deu o exemplo para estimular outros colegas: reservou a tarde da terça-feira para ir ao Ihene doar sangue: “Uma bolsa que eu doo, eu posso ajudar até quatro pessoas. O sentimento é de leveza de ajudar o próximo”.

Representando o Ihene, a assistente social Maria da Conceição Araújo e a captadora de recursos Liliane Lira comemoraram a ótima adesão no HSA. “Infelizmente, no nosso País não existe a cultura do doar sangue. Nesse processo, ainda há muitos mitos, preconceitos, então precisamos informar, quebrar os tabus e conscientizar as pessoas para o ato da doação de sangue, principalmente de forma regular, para a manutenção dos estoques”, disse Maria da Conceição. “Nosso trabalho para captar voluntários é constante”, acrescentou Liliane.

Técnica do banco de sangue do HSA, Andréa Gomes faz parte da equipe que faz a gestão dos hemocomponentes e enxerga as dificuldades diariamente. “É de extrema importância a doação. A gente só tem a noção do sofrimento de não ter bolsas disponíveis quando um parente nosso precisa. Não sabemos o dia de amanhã. Então doem, incentivem seus familiares, amigos, é um gesto simples e que tem o poder de salvar muitas vidas”, finaliza Andréa.

Para mais informações acesse o site do Ihene:https://ihene.com.br/perguntas-e-respostas/.

Assista aos melhores momentos: 

Confira algumas fotos: