Carregando
Teatro inclusivo: Com direito a abraço em personagens, crianças do Instituto de Cegos curtem show de Luccas Neto
17 Nov

Teatro inclusivo: Com direito a abraço em personagens, crianças do Instituto de Cegos curtem show de Luccas Neto

Compartilhe esse artigo

Duas crianças atendidas pelo Instituto de Cegos Antonio Pessôa de Queiroz (IAPQ), unidade mantida pela Santa Casa Recife, tiveram uma experiência mais do que especial no último dia 06/11. Davi Lucas e Eloá Maysa tiveram a oportunidade de cantar, dançar e até tocar e abraçar os personagens Luccas e Gi, durante o espetáculo "As Aventuras de Luccas Neto", realizado no Teatro RioMar, no Recife. A sessão, além de muito divertida, foi totalmente inclusiva, com intérprete de Libras, audiodescrição e folheto informativo em braille. O IAPQ foi uma das instituições de Assistência Social contempladas com ingressos cortesia para o musical, que é produzido pela Opus Entretenimento.

O show traz ensinamentos sobre a importância da família, da amizade, dos gestos de amor, além de doses de bom humor que arrancaram gargalhadas dos pequenos. Mas nem sempre os passeios são agradáveis assim. Muitas vezes, falta acessibilidade nos espaços culturais. "A gente sempre tenta levar Davi para eventos que tenham audiodescrição, que sejam adaptados para ele, mas a gente não consegue achar. É muito difícil", conta Rafaela Maria, mãe de Davi.

Segundo ela, foi a primeira vez que Davi foi a um show totalmente inclusivo. "Temos que levar as crianças para o lazer, e esse lazer tem que ser inclusivo", destacou, agradecendo pela oportunidade. "Foi uma experiência única! Davi amou demais”, completou. A mãe de Eloá, Marília Pereira, também ficou grata com a ação: “Obrigada ao IAPQ e seus parceiros por nos proporcionarem momentos como esse."

Confira no vídeo alguns registros dessa experiência:

Leia mais: ‘Dorinha pelo Brasil’: projeto de leitura inclusiva encanta crianças atendidas pelo Instituto de Cegos no Recife