Carregando
Júlio Gil Freire fala das perspectivas para sua gestão à frente da Santa Casa Recife
14 Nov

Júlio Gil Freire fala das perspectivas para sua gestão à frente da Santa Casa Recife

Compartilhe esse artigo

Desde o último dia 03 de novembro, a Santa Casa de Misericórdia do Recife passou a ter nova administração. O engenheiro pernambucano Júlio Gil Freire recebeu, das mãos de Dom Fernando Saburido, a tarefa de conduzir a instituição filantrópica como superintendente geral. Vindo da área de Tecnologia, o novo gestor promete trazer inovação à entidade centenária, potencializar o seu alcance e recuperar o protagonismo e a relevância da Santa Casa na sociedade. “Nossa missão é levar cada vez mais alento aos mais necessitados, sendo uma entidade resiliente, economicamente saudável e resistente ao tempo”, afirma Júlio.

 

Até ser convidado para assumir o cargo, o engenheiro não tinha relação alguma com a Santa Casa. Mas logo ele foi acolhido pelo presidente da instituição. “A conversa com o nosso arcebispo Dom Fernando foi muito tranquilizadora. Entendemos que a missão é composta por uma parte terrena e uma divina, e que a coragem e a esperança devem prevalecer”, diz. Para isso, contará com a contribuição de muitas pessoas. “Não se tratará de um trabalho individual, muito pelo contrário, será o conjunto de múltiplos talentos que construirão por certo uma jornada de sucesso”, ressalta.

 

Nessas primeiras duas semanas de trabalho, Júlio tem realizado reuniões com as lideranças e tem se aproximado da missão da Santa Casa, que, segundo ele, está alinhada com o seu propósito de vida. “Propósitos são o combustível da alma. Se algum talento seu pode melhorar a vida de centenas ou milhares de pessoas, isto é um apelo muito poderoso para um jovem de 61 anos, como eu”, brinca. “Estou aprendendo muito”.

 

O tempo de convivência com os novos colegas já foi suficiente para ele criar a sua própria definição do que é a Santa Casa: “Trazendo ao universo da Tecnologia, trata-se de uma grande plataforma de fraternidade, que conecta agentes do bem e parceiros a pessoas desalentadas numa rede que promove a disseminação da misericórdia na sua mais plena forma.”

 

Escolher e desenvolver pessoas será seu grande desafio como superintendente de uma organização múltipla – que incorpora negócios como um hospital, escolas, educandários, abrigo de idosas, instituto para cegos e uma imobiliária. “O sucesso desta operação passa pelo desenvolvimento de um corpo executivo qualificado com clareza de missão e alinhamento total”, pontua.

 

Além de conquistar o equilíbrio financeiro e ampliar o número de pessoas atendidas em todas as unidades, Júlio tem como visão de longo prazo tornar a Santa Casa Recife “a plataforma de fraternidade e assistência humanitária mais eficiente e admirada por seus beneficiados no País”.

 

Biografia

Júlio Gil Simões Freire nasceu no Recife em 1961, mas também tem raízes no Sertão, em Arcoverde, de onde vem a sua família. É casado com a médica Mônica da Fonte Freire há 37 anos, e é pai de Júlio, Marcela, Raymundo e Rafael.

 

Estudou no Colégio Salesiano e se formou em Engenharia Eletrônica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São Paulo. Depois fez Mestrados em Engenharia, na Holanda, e Administração no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos.

 

Trabalhou em empresas multinacionais como a Philips, AT Kearney, General Motors, além da Raymundo da Fonte, em posições diversas, até fundar a própria empresa em 2000: a Elcoma, voltada ao desenvolvimento de sistemas, produtos e serviços de base tecnológica focada em WiFi de alta performance e aplicações de dados.

 

Júlio Gil também já foi presidente da Associação das Indústrias do Curado e do Conselho da Câmara Americana de Comércio Amcham. “Seja na minha empresa, na minha vida ou com minha família, tenho sempre procurado manter uma atitude proativa de responsabilidade social com respeito às pessoas que nos rodeiam e as comunidades onde atuamos”, finaliza.


Texto e foto: Cínthia Carvalho | Comunicação e Marketing Santa Casa Recife