Carregando
Santa Casa firma parceria com Prefeitura do Recife para construção de parque
01 Nov

Santa Casa firma parceria com Prefeitura do Recife para construção de parque

Compartilhe esse artigo

Após longa negociação, a Santa Casa de Misericórdia e a Prefeitura do Recife firmaram, em outubro, a parceria para a construção do Parque da Tamarineira, na Zona Norte da capital. O terreno, que tem 105 mil metros quadrados, foi cedido à gestão municipal pela Santa Casa para se tornar a segunda maior área verde da cidade, inteiramente voltada para a convivência e lazer da população.

Para a Santa Casa, o acordo histórico representa um fôlego financeiro, já que, em contrapartida, a entidade filantrópica recebe do município do Recife seis lotes de um terreno no antigo Aeroclube, no bairro do Pina. Segundo o arcebispo Dom Paulo Jackson, que é presidente da Santa Casa Recife, a área em questão será colocada à venda para construtoras. “A Santa Casa passa por um momento de dificuldades, sobretudo o Hospital Santo Amaro. Muito provavelmente vamos usar esses recursos para quitar dívidas acumuladas ao longo dos anos”, afirmou.

A autorização de permuta de imóveis entre Santa Casa e Prefeitura teve o aval do Vaticano e já passou pela aprovação da Câmara de Vereadores. Segundo o prefeito João Campos, o projeto original será atualizado para que sejam feitas adequações necessárias. O prefeito garantiu, ainda, que não haverá construções verticais nem impacto algum aos serviços de saúde em funcionamento no terreno do Parque, a exemplo dos hospitais Ulysses Pernambucano e Helena Moura.

A preservação do patrimônio imobiliário da Santa Casa tem sido um dos focos do atual superintendente geral Júlio Gil Freire, à frente da entidade há um ano. Além do acordo com a Prefeitura do Recife, a instituição também vem dialogando com a Prefeitura de Olinda. “Estivemos com o prefeito Lupércio, que se mostrou comprometido a nos ajudar. Estamos trabalhando de maneira ativa para atrair investidores e transformar essas conversas em grandes oportunidades para a Santa Casa. Sem dúvida, nossas obras sociais serão impactadas positivamente com essas parcerias”, destacou o superintendente.