Carregando
8 de março: Mulheres ocupam 83% dos cargos de liderança na Santa Casa Recife
09 Mar

8 de março: Mulheres ocupam 83% dos cargos de liderança na Santa Casa Recife

Compartilhe esse artigo

O dia 8 de março é marcado, mundialmente, por diversas homenagens e manifestações, simbolizando a luta histórica das mulheres por direitos e equidade. A programação na Santa Casa de Misericórdia do Recife lembrou os desafios das mulheres ao longo dos séculos, com a roda de conversa sobre empoderamento feminino, conduzida pela psicóloga convidada Renata Dias. Um dado divulgado pela Gestão de Pessoas chamou atenção das participantes: a instituição – que é ligada à Igreja Católica, onde os dirigentes são predominantemente homens – é comandada, em sua maioria, pela força feminina. São 49 mulheres contra 10 homens em funções de chefia.

As mulheres também formam a maior parte do público atendido pela instituição. “Fico feliz em saber que a Santa Casa, mesmo em meio aos desafios, tem buscado garantir direitos e promover cidadania a mulheres, famílias, idosas, crianças, pessoas em tratamento hospitalar, dentre outros públicos”, comentou Renata. Além de participarem da roda de conversa, que aconteceu online, as 959 colaboradoras também receberam brindes da instituição. “O mimo simboliza a coragem para enfrentarmos as dificuldades e escrevermos a nossa própria história. E o chocolate foi para adoçar e trazer alegria para o nosso dia. É simples, mas cheio de afeto e significado nesta data tão importante”, explicou a gerente de Pessoas, Aline Lira.

A gerente de Educação e Assistência Social, Esmeralda Moura, aprovou a lembrancinha e dedicou uma mensagem para as colegas: “Com esse lápis, escrevemos a nossa história diariamente. São histórias múltiplas, de muitas lutas e conquistas para nós e todos os que nos rodeiam. A ternura, força, determinação e fé que nos define, nos encoraja todos os dias. Sejamos unidas e solidárias”.

No Instituto de Cegos Antonio Pessôa de Queiroz (IAPQ), unidade mantida pela Santa Casa Recife, não foi diferente. Por lá, a comemoração ficou por conta da palestra com a psicóloga, escritora e ativista política Rilda Veloso, que levou uma reflexão sobre o empoderamento da mulher na via do amor. Segundo a gestora da unidade, Irmã Ana Rosa, o momento serviu como incentivo ao comprometimento na busca pelo amor próprio e o sucesso na vida pessoal e profissional. “Com esse momento simples, mas bastante proveitoso, abraçamos o nosso ser mulher”, disse. “Precisamos romper algumas barreiras, a principal delas é compreender que devemos nos amar e nos valorizar na nossa essência e nos tornarmos mulheres fortes, ousadas e inteligentes”, completou a irmã.

Os estudantes do Educandário Magalhães Bastos participaram de uma dinâmica especial sobre as conquistas femininas e a origem do 8 de março, e no Colégio Santa Luísa de Marillac, as crianças usaram a criatividade para pintar murais em gratidão às mulheres. No Educandário Santa Tereza, as colaboradoras se reuniram para um lanche especial, com direito a bolo para toda a equipe. O Centro Geriátrico Padre Venâncio, o Educandário São Joaquim e o Educandário Casa da Providência também fizeram suas celebrações lembrando o Dia Internacional da Mulher. Confira na galeria abaixo algumas fotos em comemoração à data: