Hospital Santo Amaro realiza mutirão de cirurgias de hérnia

Hospital Santo Amaro realiza mutirão de cirurgias de hérnia

O Hospital Santo Amaro (HSA) realizou, no último sábado (5), um mutirão de cirurgias para retirada de hérnia. Foram dez pacientes atendidos e cerca de 20 profissionais envolvidos na ação, que busca desafogar a fila de espera para este tipo de procedimento.

De complexidade moderada, a cirurgia de hérnia dura cerca de 1h30 e, após a operação, os pacientes ficam internados por um dia, em observação. Depois da alta, retornam ao HSA para que sejam reavaliados pelo médico.

A hérnia pode ter diversas causas e é caracterizada por uma fraqueza muscular que pode evoluir com o risco de uma obstrução. Aumento da próstata, obesidade ou gestação são alguns dos fatores que podem levar a esse problema, por exemplo. Os sintomas incluem inchaço, dor, mas algumas pessoas podem não apresentar sintomas.

Para a diretora médica do HSA, Fabiana Emerenciano, o mutirão foi muito proveitoso. “Foi um sucesso, conseguimos fazer as dez cirurgias pela manhã. Agradecemos a todos os profissionais envolvidos e desejamos uma rápida recuperação a todos os nossos pacientes”, disse. Segundo ela, outros mutirões - de hérnia e também de vesícula - devem ser realizados ainda em março e abril.

Os dez pacientes que participaram do mutirão de hérnia foram encaminhados ao HSA pela central de regulação do município do Recife. Para receber atendimento em nosso hospital, que é 100% SUS, o cidadão deve procurar o posto de saúde mais próximo para pegar o seu encaminhamento.