Carregando
Hospital Santo Amaro realiza ação de atenção à disfagia
22 Mar

Hospital Santo Amaro realiza ação de atenção à disfagia

Compartilhe esse artigo

Já teve a sensação de alimento parado na garganta? Apresentou tosse frequente, ou até mesmo engasgo, durante ou após comer ou beber? Essa dificuldade ou lentidão durante a alimentação pode ser disfagia! Você já ouviu falar? 

A disfagia é a dificuldade para engolir alimentos, líquidos e saliva, e pode ocorrer do recém-nascido ao idoso. Para difundir esses sintomas e levar informações sobre como prevenir a doença as fonoaudiólogas do Hospital Santo Amaro (HSA), Fernanda Silva e Maristella Lima, visitaram enfermarias e setores da unidade, orientando e tirando dúvidas de médicos, equipes de enfermagem, acompanhantes e pacientes. 

As ações ocorreram nesta segunda (21) e terça (22) e lembraram o Dia Nacional de Atenção à Disfagia, comemorado no último domingo (20). "A ideia é que as pessoas reconheçam os sintomas, saibam as medidas de prevenção e, principalmente, saibam o que fazer diante da suspeita da doença", disse Fernanda Silva.

Para Maristella, as ações cumpriram bem a função de informar e educar sobre os fatores de risco, as consequências e o tratamento adequado. "Foi excelente a adesão de todas as pessoas envolvidas. Elas puderam esclarecer e tirar dúvidas, tornando-se multiplicadoras. Nosso objetivo foi alcançado", comemorou a fonoaudióloga. 

Se não tratada, a disfagia pode causar desnutrição, desidratação, aumento do risco de pneumonia e até levar à internação hospitalar e à morte. Em caso de suspeita da doença, procure um fonoaudiólogo, que é o profissional habilitado para fazer o diagnóstico, orientar e reabilitar os distúrbios da deglutição.