Carregando

Portal da Transparência Portal do Colaborador

Educandário Santa Tereza oferece curso gratuito de artesanato para mulheres em Olinda
26 Ago

Educandário Santa Tereza oferece curso gratuito de artesanato para mulheres em Olinda

Compartilhe esse artigo

O Educandário Santa Tereza – mantido pela Santa Casa de Misericórdia do Recife e dirigido pelas Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus –, começa a oferecer, a partir desta segunda-feira (26/08), um curso gratuito de artesanato para mulheres que moram no entorno da instituição, localizada em Olinda. As aulas ensinam confecção e customização de tiaras, bolsas e bijuterias, e são voltadas, prioritariamente, para as mães, avós e familiares das alunas assistidas pelo educandário. As vagas, porém, também são abertas para outras moradoras das comunidades do V8, V9, Ilha do Maruim e Ponte Preta.

O principal objetivo é resgatar e capacitar essas mulheres, sobretudo as que vivem em situação de vulnerabilidade social. Iraci Maria Pereira é uma das alunas que procurou a oficina para aprender a criar artesanato e incrementar a renda da família. “Estou fazendo para vender, ajudar em casa, porque o negócio está meio apertado. Recebo pensão do marido e meu filho está desempregado. Aí tem que dar um jeito”, conta. Josefa Severina também pensa em vender as peças confeccionadas no curso: “Ter uma rendinha extra. Comprar pão, alguma coisa que falte, né?”.

Para algumas, a oficina também é uma oportunidade de aprender algo novo e se distrair. “Eu sou viúva, aí a gente fica muito a pensar, né? Aí aqui a gente encontra as amigas, que nasceram e se criaram aqui na Ilha do Maruim, então eu estou gostando muito”, afirma Urbanete Marques. Quem também se inscreveu com esse intuito foi Rúbia Antônia de Araújo: “Estou gostando muito, mas é mais para ocupar a mente”.

Já Marilene Ferreira, moradora da Ilha do Maruim e ex-aluna do Santa Tereza, acredita que essa iniciativa ajuda, também, na autoestima e desenvolvimento das mulheres. “Todos os cursos que fazem aqui eu sempre me encaixo. Para atualizar a vida, né? Vai chegando uma certa idade, a gente não pode ficar parada”, diz. O educandário, para ela, sempre foi lugar de aprendizado: “Eu estudei muitos anos aqui. Eu tenho isso aqui como minha casa, eu amo o Santa Tereza”. 

O curso acontece às segundas-feiras, 8h às 11h, até o final do ano. As vagas são limitadas e, para participar, é preciso realizar a inscrição na secretaria do educandário (Av. Olinda, nº 750, Santa Tereza, Olinda). A oficina é uma parceria da Santa Casa de Misericórdia do Recife com o Instituto Humanitas (IHU), da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Texto: Gabriela Santos – Comunicação Santa Casa Recife
Fotos: Arquivo Educandário Santa Tereza