
A história do Hospital Santo Amaro (HSA) começou no século 19, em uma enfermaria localizada dentro do extinto Hospital Pedro II, que era chamada "Asilo de Mendicidade" por acolher mendigos e idosos que viviam nas ruas do Recife. Com o crescimento da demanda, surgiu a necessidade de ampliar esse serviço, porém em um novo local.
No dia 25 de março de 1870, o HSA é inaugurado em um novo prédio, em plena Avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro — onde está localizado até os dias de hoje. Com arquitetura em estilo neoclássico, o prédio foi projetado pelo engenheiro José Tibúrcio Pereira Magalhães, e chama a atenção de quem passa pela região central da cidade.
Ao longo dos anos, o HSA foi passando por reformas e várias adaptações, iniciando a diversificação de suas atividades. Hoje, a unidade funciona como Hospital Geral, atendendo usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Embora não tenha atendimento de urgência e emergência, o hospital dispõe de 130 leitos (especialidades clínicas, cirúrgicas e UTI), que são controlados pelas centrais de regulação de leitos do Estado e do Município.
No HSA, os pacientes são atendidos por uma equipe multiprofissional, com atuação de médicos, equipe de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, psicólogas, nutricionistas e farmacêuticos. Entre os principais serviços ofertados está a Ortopedia, sendo considerado uma das principais retaguardas do Estado nesta especialidade. Na sequência, vêm as cirurgias vasculares e cirurgia geral.
Apoio religioso - Com base cristã e humanitária, o HSA conta com a participação ativa das irmãs da Congregação Filhas de Sant’Ana, que prestam assistência religiosa aos enfermos.
Segurança do Paciente - O HSA foi o segundo hospital do estado a implantar o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), que, junto ao Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), a Gerência de Risco e o Escritório de Qualidade trabalham na implantação e manutenção das metas internacionais de segurança do paciente, visando o atendimento de qualidade aos pacientes. Ainda nesse sentido, o HSA é integrante do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), iniciativa do Ministério do Saúde que busca colaborar com o fortalecimento do SUS.
Convênio com a Unicap - A área física e o tamanho do terreno do hospital possibilitam reaproveitamento de espaços para expansão, que conta com Residência Médica na área de Clínica Médica, Cirurgia Geral e Traumato-Ortopedia e recebe alunos do internato da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).
Projetos Municipais
Na área da Saúde, a Santa Casa de Misericórdia do Recife tem uma grande relevância no atendimento da população mais vulnerável do estado de Pernambuco, por meio do HSA. E através do Convênio nº 29/2016, a instituição também gerencia seis projetos em um modelo de cogestão com a Secretaria de Saúde da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR).
Um desses projetos é o das Residências Terapêuticas (RTs), que acolhem pessoas egressas de longos períodos de internação em unidades psiquiátricas e atualmente se encontram sem condições de retornar aos seus lares de origem, ou até mesmo que perderam esse vínculo com familiares. Este programa obedece ao modelo de funcionamento determinado pelas leis 10.216/01 (nacional) e 11.064/94 (estadual), que tratam da descontinuação do modelo convencional para o tratamento das pessoas com distúrbios psiquiátricos.
Hoje, a Santa Casa gerencia 34 RTs, atendendo de forma contínua cerca de 270 pessoas em espaços humanizados. O quantitativo de 34 RTs representa cerca de 70% da oferta deste serviço no município. A Santa Casa atua no apoio administrativo na contratação de pessoal e manutenção das Residências, já à Prefeitura, cabe a responsabilidade com a política de saúde mental, cuidados clínicos e a reabilitação psicossocial através dos Centros de Apoio Psicossocial - CAPS referenciados.
Outro projeto em parceria com a PCR é o acolhimento voluntário e cuidados contínuos para pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, em situação de vulnerabilidade social e familiar, por meio das Unidades de Acolhimento (UAs). Atualmente a Santa Casa administra as duas UAs, que oferecem 100% do serviço do município.
No Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), que tem como proposta o fortalecimento à Atenção Básica à Saúde, a Santa Casa possui 180 leitos fixos, colaborando com a redução da demanda por atendimento hospitalar e/ou prolongamento no período de internamento, prestando assistência multidisciplinar de forma domiciliar.
Com a contratualização do NASF/FAS, é possível um incremento de 156 profissionais que atuam nas Unidades de Saúde ou em visitas domiciliares, reforçando, assim, a oferta na Atenção Básica do município.
Outro importante serviço é realizado por meio do Projeto de Fortalecimento de Saúde Bucal, em que HSA e PCR oferecem à população o acesso a 1800 próteses dentárias ao ano. São dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) localizados na Policlínica Lessa de Andrade e no ambulatório do Hospital Agamenon Magalhães.
Por fim, a Santa Casa também gerencia o Projeto de Fortalecimento das Ações de Controle da Covid-19, iniciativa temporária que vem atuando nas estratégias de atenção e vigilância à pandemia de Covid-19 no Recife, com o objetivo de mitigar os riscos de transmissão sustentada e prestar a assistência adequada em tempo oportuno.
ADMINISTRAÇÃO:
Diretoria de Gestão Hospitalar: Geraldo Pontes
Diretoria Técnica: Fabiana Emerenciano
*O Hospital Santo Amaro é uma instituição filantrópica que atende usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), porém não recebe demanda espontânea. Para ser atendido, o paciente precisa ter um encaminhamento de uma unidade de saúde da rede pública.
VÍDEOS DO HOSPITAL SANTO AMARO:
Especialidades dos atendimentos ambulatoriais:
Especialidades dos atendimentos cirúrgicos:
Centro de Imagem e Diagnóstico:
Parcerias para Serviços de Apoio:
DISTRIBUIÇÃO DAS ENFERMARIAS:
CENTRO CIRÚRGICO:
ESPECIALIDADES CIRÚRGICAS:
AMBULATÓRIO: