Juntos pela Solidariedade: Santa Casa Recife se une a quatro ONGs em campanha inédita
08 Mai

A Santa Casa de Misericórdia do Recife se uniu a outras quatro entidades assistenciais e organizações não governamentais (ONGs) de Pernambuco para somar forças e angariar recursos em meio à pandemia da Covid-19. O movimento batizado de “Todos Juntos Pela Solidariedade” reúne, além da Santa Casa, o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer – Pernambuco (GAC-PE), o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC) e o Movimento Pró-Criança. É a primeira vez que cinco das grandes instituições do estado se mobilizam em uma campanha conjunta. Em comum, elas sofrem com um cenário de muita dificuldade: com a crise provocada pela pandemia, houve uma grande queda nas doações que ajudam na manutenção das unidades. A intenção, além da arrecadação, é sensibilizar toda a população para a transformação social que existe em um ato de solidariedade.

A mais antiga em funcionamento entre as cinco, a Santa Casa de Misericórdia do Recife nasceu há 161 anos com a missão de cuidar de meninos e meninas pobres, sobretudo órfãos, além de oferecer serviços de saúde para a população de rua e idosos em situação de abandono. Com o passar das décadas, a entidade ampliou suas atividades e hoje atua nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social. São três educandários, duas escolas regulares, dois abrigos permanentes e um Instituto de Cegos, que juntos beneficiam cerca de 800 pessoas, entre crianças, adultos e idosos. Sem contar os milhares de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidos no Hospital Santo Amaro (HSA), que dispõe de 130 leitos, entre clínicos, cirúrgicos e Unidades de Terapia Intensiva (UTI). O HSA, inclusive, começa a atender, em maio, pacientes com Covid-19.

Segundo o superintendente geral da Santa Casa Recife, Amaro Lins, as instituições filantrópicas precisam mais do que nunca do apoio de todos os cidadãos. “É com muito entusiasmo que fazemos parte dessa iniciativa, envolvendo instituições comprometidas em servir ao próximo, sobretudo neste momento tão desafiador para a humanidade. As doações irão possibilitar o atendimento a crianças e idosos em situação de vulnerabilidade social, pessoas com deficiência visual e pacientes que dependem exclusivamente do SUS. Além disso, vão proporcionar mais condições de trabalho para as nossas equipes dos serviços essenciais, que seguem empenhadas e enfrentando a pandemia. Unindo as nossas forças, esperamos continuar levando mais cuidado e amor aos nossos irmãos mais necessitados”, afirma Amaro.

Para mais informações sobre como doar à Santa Casa, ligue (81) 3412-3800, acesse o link www.santacasarecife.org.br/doacoes ou acompanhe a Santa Casa nas redes sociais.