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Pedro Lopes assume Diretoria Financeira da Santa Casa Recife: leia a entrevista
04 Nov

Pedro Lopes assume Diretoria Financeira da Santa Casa Recife: leia a entrevista

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A Santa Casa de Misericórdia do Recife tem um novo diretor financeiro: o contador Pedro Lopes, que assumiu o setor no fim de outubro e traz uma bagagem de 17 anos de experiência nas áreas de finanças e contabilidade. Pedro já é conhecido pelos colaboradores, pois atua desde 2020 como consultor na instituição, assessorando na prestação de contas e auditorias. “O desejo é de poder contribuir com a Santa Casa, com a certeza de que é possível realizar as mudanças que precisam ser feitas na gestão financeira, visando o equilíbrio das contas”, destaca, ressaltando que o sentimento ao assumir esse desafio é de esperança e confiança. Conversamos com o novo diretor sobre os seus objetivos e como irá conduzir a equipe. Confira na entrevista abaixo:  

Com qual sentimento você assume a Diretoria Financeira da Santa Casa Recife?

O sentimento de esperança e confiança. Esperança de que iremos superar todos os desafios e contribuir para a melhoria da performance financeira da instituição. E confiança de que esse trabalho será exitoso, tendo em vista a força e comprometimento de todos os funcionários que fazem a Santa Casa Recife.

O que o fez aceitar este desafio?

O desejo de poder contribuir com a Santa Casa e a certeza de que é possível realizar as mudanças que precisam ser feitas na gestão financeira da instituição, visando o equilíbrio das contas.

Qual a sua relação com a instituição?

Minha relação com a Santa Casa começou em 2020 quando a minha empresa, a Convergir Contabilidade, assessorou na elaboração da prestação de contas do Convênio 029/2016, firmado entre a instituição e a Secretaria Municipal de Saúde do Recife. Depois fizemos uma auditoria, a pedido do Conselho Econômico da Arquidiocese e, por fim, uma consultoria na Diretoria Financeira.

Quantos anos você tem de carreira nesta área? Em quais setores você já atuou?

Eu trabalho com finanças e contabilidade há 17 anos. Sou graduado pela Universidade Federal de Pernambuco e especialista em Gestão Eclesial pela Faculdade São Basílio Magno, em Curitiba-PR. Meu primeiro emprego na área foi na tesouraria da secretaria de finanças da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. Depois em um escritório contábil que assessorava a secretaria de finanças da Prefeitura de Itapissuma. Trabalhei no setor de cálculos de um escritório de advocacia, especializado em questões tributárias e depois na contabilidade da Rodoviária Metropolitana, hoje Mobibrasil.  Foi nesse momento que decidi abrir meu próprio escritório de contabilidade, que tem quase 12 anos de atuação no mercado e do qual atualmente precisei me afastar parcialmente das operações para me dedicar a essa nova missão aqui na Santa Casa.

O que é mais importante para você como gestor? Já tem em mente o que irá priorizar?

Eu gosto sempre de escutar todos que fazem parte da minha equipe nos momentos de tomada de decisão e definição de rotinas. Contudo, a proatividade e comprometimento são pontos chaves para mim em todo profissional. Uma vez, um professor me ensinou a importância do zelo e dedicação naquilo que fazemos e me apresentou um trecho da poesia de Fernando Pessoa que até hoje é um guia para mim: “Põe quanto és no mínimo que fazes.”

Por isso, busco incentivar minha equipe a sempre fazer e dar o melhor de si em suas atividades e a nutrir relações baseadas no respeito e na confiança – essa última primordial na minha área.

Nossa prioridade à frente da Diretoria Financeira será o de buscar meios para garantir equilíbrio das contas e o saneamento do déficit financeiro em que a Santa Casa atualmente se encontra. E também o fortalecimento dos controles internos da instituição, que são as ferramentas de trabalho para acompanhar e controlar as transações gerando informações para a tomada de decisão.