Equipes assistenciais do HSA celebram o Dia da Higienização das Mãos

Equipes assistenciais do HSA celebram o Dia da Higienização das Mãos

Uma tarde de cinema, lanche e, claro, muito aprendizado para reforçar bons hábitos e salvar vidas! Foi assim que equipes assistenciais do Hospital Santo Amaro (HSA) celebraram o Dia da Higienização das Mãos. Como forma de sensibilizar os colaboradores para a importância do tema, a iniciativa do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) promoveu diversos momentos de interação nesta segunda (22) e terça-feira (23).

As equipes deram uma pequena pausa na rotina corrida para assistir aos filmes "A História de Semmelweis" e "A História de Florence Nightingale", que contam a trajetória de dois profissionais de saúde pioneiros, que contribuíram muito para a Ciência, ainda no século 19. O húngaro Ignaz Semmelweis ficou conhecido como o médico que descobriu como evitar contágios apenas lavando as mãos. Já a britânica Florence Nightingale, fundadora da Enfermagem moderna, defendia que o bem-estar do paciente estava não apenas no âmbito da saúde, mas em aspectos sociais.

O Dia da Higienização das Mãos foi celebrado em 5 de maio, mas, durante todo o mês, nossas equipes vêm trabalhando a temática, afinal, os cuidados devem ser constantes para construirmos uma cultura de segurança e qualidade. Instruções com a forma correta de higienização das mãos estão por todo o hospital, mas nunca é demais lembrar: mãos limpas minimizam riscos, previnem doenças e são as nossas principais aliadas contra as infecções.

Confira as fotos do evento: