Carregando
Mês das crianças: ações movimentam unidades da Santa Casa Recife
28 Out

Mês das crianças: ações movimentam unidades da Santa Casa Recife

Compartilhe esse artigo

Passeio em museus, no zoológico, piquenique, banho de piscina, presentes e muitas brincadeiras. Assim foi o mês de outubro nas Unidades de Educação e Assistência Social mantidas pela Santa Casa Recife. As crianças atendidas pela instituição vivenciaram diversas experiências repletas de arte, cultura e lazer, proporcionadas pelas equipes pedagógicas, com o apoio de parceiros e doadores.

Os alunos do Educandário São Joaquim, que moram em Jaqueira, Zona Sul do estado, viajaram cerca de 150 km para celebrar um dia das crianças diferente, com descobertas e muita cultura na programação. A turminha visitou os museus Cais do Sertão, Paço do Frevo e Caixa Cultural, importantes pontos turísticos do Recife. Para alguns, foi a primeira vez na capital. “Achei essa viagem fantástica! Viemos no Cais do Sertão e aprendemos mais sobre a vida de João Cabral de Melo Neto”, disse Lavínia Gabriely, aluna do 5º ano. Já para Carmem Lúcia, também aluna do 5º ano, aprender mais sobre a história do frevo foi uma das partes mais legais do passeio. “Muito legal a história do frevo! Várias bandas e várias músicas diferentes. Bem divertida a experiência!”, disse.

Outro ponto turístico visitado foi o Parque Estadual Dois Irmãos que, no último dia 18, recebeu as crianças dos educandários Santa Tereza e Magalhães Bastos. O passeio no zoológico também foi novidade para alguns estudantes e toda a aventura foi acompanhada por uma equipe da imprensa local. Clique aqui e confira a reportagem na íntegra em nosso canal do YouTube. 

Outra atividade que marcou o mês das crianças foi o show do recreador voluntário Tio Dodinho, que garantiu a diversão das meninas do Educandário Santa Tereza. A gelateria artesanal Dois Tons e a Cascata Show adoçaram a festa, doando sorvetes e espetinhos de chocolate para todas as crianças. Além disso, um dos momentos esperados foi a doação de uma boneca bebê reborn – a quem as crianças batizaram de Tereza, em homenagem ao educandário. “Queremos agradecer a todos os doadores que tornaram esses momentos tão especiais para as nossas meninas”, afirma a gestora da Unidade, Irmã Eva Albuquerque.

No Educandário Magalhães Bastos, a programação foi extensa, com direito a pula-pula, tobogã, cama elástica e um cotonete inflável, que atraiu até os adultos. “Voltar a ser criança um pouquinho é maravilhoso”, afirmou a gestora da Unidade, Cynthia Barros.

No Colégio Santa Luísa de Marillac a diversão também foi garantida. As crianças participaram de um banho de piscina, corrida de saco, e ainda puderam mostrar os seus lados artísticos com pinturas na parede que, a partir de agora, farão parte da decoração da unidade. Para completar a programação, os alunos da unidade receberam os alunos do Educandário São Joaquim. “A integração das escolas foi de grande valor socioemocional. Os alunos interagiram, brincando, conversando e trocando ideias”, contou Gabriela Lins, gestora do Colégio.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Santa Casa Recife, Liliane Porto, o projeto de integração deve abraçar outras unidades nos próximos meses, levando emoção, diversão e união.“Foi maravilhoso! Vamos levar esse projeto para as outras unidades. Uma ação bastante significativa na vida das crianças”, disse a coordenadora pedagógica.

As 10 crianças atendidas pelo Instituto de Cegos Antonio Pessôa de Queiroz (IAPQ) participaram de oficinas de chocolate, ganharam lanches e realizaram jogos educativos com bola de guizo.

Ainda em comemoração ao mês das crianças, através de uma iniciativa da gerência de Pessoas da Santa Casa Recife, os colaboradores se uniram para presentear os alunos de três dos cinco educandários mantidos pela instituição. Cerca de 60 crianças foram contempladas com a iniciativa, que contou com cartinhas, sorrisos e muita emoção. “Estar presente e doar um pouco de nós como presente para as crianças atendidas pela Santa Casa foi uma experiência linda, forte e emocionante”, disse Natalie Dowsley, gerente de Pessoas da instituição. De acordo com ela, ver a alegria em cada olhar, sorrisos e abraços apertados dos alunos foi gratificante. “Obrigada a cada colaborador que adotou essa causa e doou presentes, amor e tempo para semear os sonhos dos nossos estudantes”, completou.

Confira a cobertura completa das ações: