Carregando
100% SUS: HSA realiza primeira cirurgia bariátrica
30 Set

100% SUS: HSA realiza primeira cirurgia bariátrica

Compartilhe esse artigo

O Hospital Santo Amaro (HSA) registrou, nesta quarta-feira (29/09), a primeira cirurgia bariátrica da história da unidade. O procedimento inédito, ainda em caráter piloto, durou cerca de 1h40 e foi realizada, em uma paciente de 38 anos, que apresentava problemas de saúde devido à obesidade. A técnica utilizada foi a gastrectomia vertical videolaparoscópica (ou técnica de Sleeve) e o resultado foi um sucesso. “Muito feliz por essa conquista, se Deus permitir, será a primeira de muitas”, comemorou o médico Josemir Lessa, que conduziu a equipe. 

De acordo com o diretor de Gestão Hospitalar Geraldo Pontes Neto, a cirurgia inédita marca o início de um processo para estruturar o serviço de gastroplastia no HSA. “Estamos trabalhando para levantar os custos e, em breve, ampliar os nossos serviços para dar assistência a pacientes bariátricos no SUS, contribuindo com o avanço da saúde em Pernambuco”, afirma. 

Muitos profissionais de saúde foram envolvidos na operação, entre eles, os médicos Eduardo Godoy, Paulo Sales, Ewandson Pedroza, José Daer e Breno Fonseca e a instrumentadora cirúrgica Silvana Sobral. “Nada seria possível sem a parceria de tantos profissionais e uma equipe de excelência. Agradecemos a cada um que participou desse momento histórico para o HSA e para a Santa Casa de Misericórdia do Recife”, parabenizou a diretora técnica do HSA, a médica Fabiana Emerenciano.